O que é diabetes?

Diabetes é uma doença crônica, que acomete indivíduos que têm dificuldade para absorver a insulina; um hormônio produzido pelo pâncreas que realiza o aproveitamento da glicose como fonte de energia. Desse modo, o diabético tem o nível de glicose alto (hiperglicemia), o que pode prejudicar diversos órgão, vasos e nervos.

Tipos de diabetes

Existem quatro tipos de diabetes: tipo 1, tipo 2, gestacional e aquela que é associada a outras patologias.
O tipo 1 ocorre principalmente na infância e adolescência, e é caracterizado pela pouca ou nenhuma produção de insulina pelo pâncreas. No tipo 2, que costumar acometer pessoas com mais de 40 anos, as células são resistentes a ação da insulina. A diabetes gestacional ocorre por causa do aumento excessivo de peso da grávida, enquanto que pancreatites alcoólicas e uso de determinados medicamentos podem também podem provocar diabetes.

Sintomas

O Brasil possui, atualmente, mais de 13 milhões de diabéticos. Essa doença vem crescendo rapidamente e, por isso, é necessários estar atento aos sintomas para buscar atendimento médico. Urinar demais, aumento do apetite, alterações visuais, impotência sexual, infecções fúngicas na pele e nas unhas, feridas que demoram a cicatrizar e distúrbios cardíacos e renais são sintomas que acometem aqueles que estão com diabetes.

Fatores de risco

Além da alimentação rica em carboidratos, alguns outros fatores influenciam na predisposição a desenvolver a diabetes, a exemplo da hereditariedade, obesidade, hipertensão, estresse emocional, falta de atividade física regular, medicamentos a base de cortisona, níveis altos de triglicérides e colesterol e idade superior aos anos.

Tratamento para diabetes

Para todo os tipos é recomendada uma dieta equilibrada e a prática de atividades físicas.  Para  o paciente que possui tipo 1 é recomendado o  uso de insulina injetável, enquanto que para o tipo 2 é administrado medicamentos via oral.
Dieta alimentar equilibrada é fundamental para o controle da doença. A orientação de um nutricionista e o acompanhamento de psicólogos e psiquiatras podem ajudar muito a reduzir o peso e, como consequência, cria a possibilidade de usar doses menores de remédios.
Atividade física é de extrema importância para reduzir o nível da glicose nos dois tipos de diabetes.