O que é colesterol?

Colesterol é um tipo de gordura produzida pelo organismo que é essencial ao corpo humano. Ele é  importante para a formação dos hormônios sexuais, do sistema nervoso central e dos neurônios, além de ser um componente estrutural das membranas celulares que está presente em diversos órgãos, como coração e pele. Porém, ele também pode ser o responsável por uma série de doenças cardiovasculares.

Tipos de colesterol

Existem dois tipos de colesterol: o LDL (Lipoproteínas de Baixa Densidade) e o HDL (Lipoproteínas de Alta Densidade).  O primeiro é conhecido por ser o colesterol ruim, pois é responsável pelo transporte da gordura produzida pelo fígado para as células, de modo que, por entrar nas artérias, pode provocar o entupimento delas. Já o segundo, é conhecido por ser o bom, pois retira o excesso de gordura da circulação, levando-a de volta ao fígado.
O fígado produz, aproximadamente, 70% do colesterol presente no corpo humano, enquanto que os outros 30% são proveniente de dieta. Ao consumir gordura saturada e gordura trans em excesso, ocorre o acúmulo de colesterol nas artérias, o que pode obstruí-las, impedindo o fluxo sanguíneo, aumentando o risco de infarto e acidente vascular cerebral (AVC).
Esse tipo de gordura pode ser encontrada em alimentos ultraprocessados (biscoitos, margarina, salgadinhos, comidas congeladas, bolos prontos, sorvete) e de origem animal (derivados do leite, carnes e ovos). Há também aqueles que possuem predisposição genética para ter o LDL em excesso, mesmo sem consumir os alimentos citados. Há fatores de risco também para os sedentários, obesos, fumantes, diabéticos e mulheres que estão na menopausa.

Sintomas do colesterol

Se o colesterol estiver alto ou baixo, não há como saber por meio de sintomas, pois se trata de uma doença silenciosa. Quando o paciente sente algum algo é sinal que a gordura já está comprometendo alguma funcionalidade do organismo. Para descobrir se o HDL e LDL estão nos níveis indicados, basta  um exame de sangue.

Como prevenir e tratar o colesterol ruim?

Qualquer pessoa precisa evitar o consumo de gordura saturada e gordura trans, além de praticar atividades físicas e consumir alimentos saudáveis, a exemplo de frutas, peixes, legumes, e alimentos ricos em fibra, como aveia e pães integrais. Aqueles que possuem o colesterol alto devem ir regularmente ao médico e usar os medicamentos indicados.