O que é a depressão?

Uma doença comum, onde, segundo especialistas, as prováveis causas incluem uma combinação de origens biológicas, psicológicas e sociais, que podem causar mudanças na função cerebral, incluindo alteração na atividade de alguns circuitos neuronais no cérebro. Essa doença provoca sentimento de tristeza e/ou perda de interesse em atividades que, em momentos anteriores, traziam prazer.

Quais são os sintomas da depressão:

Essa doença vem acompanhada de diversos sintomas físicos e comportamentais, como alterações no sono, apetite, nível de energia, concentração, comportamento diário ou autoestima, além de pensamentos suicidas. Porém, o diagnóstico precisa ser feito por um médico habilitado, e os sintomas devem estar aparecendo há pelo duas semanas, já que alguns problemas de saúde como tireoide, tumor cerebral ou deficiência de vitamina podem imitar sintomas da doença.

Quem pode ter desenvolver essa doença?

A depressão atinge crianças, a depressão atinge adolescentes, a depressão atinge idosos. Não há critérios também para cor de pele ou geografia. Claro, no caso de parentes terem a doença, há uma possibilidade maior de outro desenvolver, mas isso não deixa imune aqueles que não possuem nenhum familiar com depressão. Pessoas com baixa autoestima, estressadas, ou pessimistas, possuem uma maior probabilidade de desenvolver a doença, assim como aquelas que são expostas rotineiramente a violência, negligência, abuso ou pobreza.

Tratamento para depressão

Uma das causas dessa doença é a deficiência da serotonina no nosso corpo, um neurotransmissor que possui diversas funções, como a regulação de alguns hormônios e do ritmo circadiano, do sono e do apetite. A deficiência do 5-hidroxitriptofano (5-HTP) – aminoácido natural, produzido pelo nosso organismo- acarreta na redução dos níveis de serotonina, consequentemente levando à depressão e outras doenças como ansiedade, síndrome do pânico, enxaqueca (…).

A Farmácia Pólen produz o composto do hidroxitriptofano. Procure um profissional habilitado e tire todas as suas dúvidas.