O que é circulação sanguínea?

Circulação é o caminho que o sangue percorre para levar o sangue do coração para as artérias e vice-versa.

Quando ocorre a má circulação?

Quando o sangue tem dificuldade de passar pela veias e artérias, o paciente está com má circulação. Essa condição afeta principalmente pés e mãos, que recebem pouco sangue, precisando bombear mais que o normal para empurrar o sangue de volta ao coração e aos pulmões.Isso acontece porque já há, no paciente, um outro problema de saúde, como diabetes, colesterol, pressão alta e sobrepeso.
Outros fatores que podem contribuir para a restrição do fluxo sanguíneo é a gravidez, o uso de anticoncepcional, envelhecimento, hereditariedade ou mesmo fumar. Qualquer redução na circulação sanguínea pode afetar as funções do corpo, já que o sangue é responsável por “alimentar” tecidos e órgãos vitais ao ser humano.

Má circulação na gravidez

Durante a gravidez, a mulher produz mais líquidos para manter a irrigação da placenta e também há a produção de um hormônio, chamado relaxina, que provoca a dilatação das veias. Tudo isso dificulta a circulação sanguínea e, por isso, é indicado o descanso diversas vezes ao longo do dia, além de usar meias de compressão.

Sintomas da má circulação:

Nem todas as pessoas possuem sintomas quando estão com uma má circulação e algumas ainda ignoram os sinais, pois as associarem a outras doenças
  • Entorpecimento, formigamento e agulhadas nos membros;
  • Função cognitiva prejudicada- como perda de memória e dificuldade de concentração;
  • Problemas digestivos- a exemplo de diarreia, dor abdominal e fezes com sangue;
  • Fadiga;
  • Alteração na pele- quando os membros ficam pálidos e/ou vermelho escuro, além de ficar seca e escamosa;
  • Dor- a exemplo de câimbras musculares e principalmente ao realizar atividades físicas;
  • Inchaço e frieza nos membros;
  • Varizes.

Tratamento

É necessário ir a um médico para diagnosticar a doença e para que ele passe uma tratamento adequado. Porém, existem formas naturais de cuidar da má circulação.
  • Praticar atividades físicas;
  • Massagens;
  • Não ficar muito tempo sentado ou em pé;
  • Gerenciar os níveis de estresse;
  • Manter alimentação saudável e com pouco sal;
  • Se manter dentro do peso ideal.
Nenhum produto foi encontrado para a sua seleção.