O que é a ansiedade?

A ansiedade é uma resposta do corpo que todo indivíduo experimenta, vinda do sistema nervoso autônomo. Ela prepara o corpo para fugir ou lutar em uma situação que o organismo entende como perigosa, que pode ser um assalto ou mesmo falar em público. Ela se torna um problema quando algumas pessoas vivenciam esta reação de torma frequente e intensa, de modo que situações ou objetos, que os outros consideram comuns, também provocam essa doença, a exemplo de aviões, pontes, shoppings (…)

Quais são os sintomas?

Os sintomas para aqueles que possuem ansiedade generalizada são os mesmos sintomas da ansiedade que pode ser vivida por qualquer um, ou seja, náusea, palpitação, tremedeira, falta de ar ou respiração rápida, além de fadiga e suor. Porém, naqueles que possuem a ansiedade crônica, essas sensações podem vir acompanhadas de mudanças no comportamento e no sistema  cognitivo, a exemplo de hipervigilância, inquietação, irritabilidade, falta de concentração, pensamento acelerado, pensamentos indesejáveis, insônia, pesadelos e até ataques de pânico. Algumas pessoas chegam a relatar que possuem um sentimento de preocupação excessiva, angústia e de tragédia iminente.

Como tratar a ansiedade?

Os especialistas indicam evitar o consumo de álcool, cigarro e cafeína, além de praticar atividades físicas, meditação, yoga e manter uma dieta equilibrada, evitando açúcar, carboidratos e gordura. O tratamento psicológico e o uso de medicamentos também são indicados para controlar a ansiedade.

Remédio ansiedade

Uma das causas dessa doença é a deficiência da serotonina no nosso corpo, um neurotransmissor que possui diversas funções, como a regulação de alguns hormônios e do ritmo circadiano, do sono e do apetite. A deficiência do  5-hidroxitriptofano (5-HTP) – aminoácido natural, produzido pelo nosso organismo- acarreta na redução dos níveis de serotonina, consequentemente levando à ansiedade e outras doenças como depressão, síndrome do pânico, enxaqueca (…).

A Farmácia Pólen produz o composto do hidroxitriptofano. Procure um profissional habilitado e tire todas as suas dúvidas.